Áreas Temáticas
a) ACESSO E PERMANÊNCIA
Área que tem por objetivo a discussão sobre o Acesso e a Permanência na Educação Superior, envolvendo os seguintes temas: Acesso, Evasão e Permanência; Fatores contribuintes à Permanência; Fatores contribuintes à Evasão; Reserva de Vagas/Cotas; Reforma da Educação; Reforma Universitária; Programas de Financiamento Estudantil; Assistência Estudantil; Programa de Ampliação do Acesso e Permanência na Educação Superior.
b) AVALIAÇÃO E CREDENCIAMENTO
Área que tem por objetivo a discussão sobre Avaliação e Credenciamento de Instituições de Ensino Superior, envolvendo os seguintes temas: Avaliação de curso; Avaliação Institucional; Avaliação Externa; Auto-Avaliação; Meta-Avaliação; Credenciamento de Instituições de Ensino Superior; Sistemas de Avaliação; Comparação de Sistemas de Avaliação; Legislação sobre Avaliação; Políticas de Avaliação; Avaliação e Qualidade da Educação Superior; Avaliação Curricular.
c) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Área que tem por objetivo a discussão sobre Educação mediada por Tecnologias, com distância entre aluno e professor ou instrutor, envolvendo os seguintes temas: Gestão de Cursos, Projetos de EaD, Tutoria, Formação de Professores mediada pela EaD, Pólos, Ambiente Virtual, Tecnologias de Informação e da Comunicação.
d) ESTRUTURA ACADÊMICA E ADMINISTRATIVA
Área que tem por objetivo a discussão sobre a Estrutura Acadêmica e Administrativa das Instituições de Ensino Superior, envolvendo os seguintes temas: Planejamento Acadêmico e Administrativo; Flexibilização Curricular; Administração Acadêmica; Tecnologias da Informação e da Comunicação para o Sistema Acadêmico e Administrativo; Registro e Controle Acadêmico e Administrativo; Financiamento da Educação Superior; Implantação de Instituições de Ensino Superior; Plano de Desenvolvimento Institucional; Políticas e Gestão de Pessoas em IES.
e) GESTÃO ESTRATÉGICA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Área que tem por objetivo a discussão sobre Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior, envolvendo os seguintes temas: Planejamento Estratégico de Instituições de Ensino Superior; Processo de Administração Estratégica em IES; Particularidades do Ambiente Externo e Interno das IES; Mudança Estratégica em IES; Adaptação Estratégica das IES; Indicadores para Tomada de Decisão em IES.
f) INTERNACIONALIZAÇÃO E MOBILIDADE ACADÊMICA
Área que tem por objetivo a discussão sobre internacionalização e mobilidade acadêmica, envolvendo os seguintes temas: Cooperação Internacional entre Instituições de Ensino Superior; Intercâmbio Discente, Docente e de Gestores; Políticas de Internacionalização e Cooperação de Instituições de Ensino Superior; Convênios, Acordos e Parcerias Institucionais Internacionais; Redes e Organizações Educacionais Internacionais.
g) POLÍTICAS PÚBLICAS E INSTITUCIONAIS
Área que tem por objetivo a discussão sobre as Políticas Públicas e Institucionais voltadas a Educação Superior, envolvendo os seguintes temas: Expansão; Interiorização; Gestão Democrática; Evolução das Políticas Educacionais; Políticas de Valorização Docente; Políticas que visem a Melhoria da Qualidade; Autonomia Universitária; Estatização ou Privatização; Políticas de Mudanças Modelos de Gestão; Tendências Políticas; Políticas de Apoio ao Intercâmbio; Apoio à Pesquisa; Assistência ao Estudante; Acesso, Evasão e Permanência; Ações Afirmativas e Cotas, Reforma da Educação Superior; Extensão e Pesquisa; Marketing Institucional.
h) UNIVERSIDADE E COMPROMISSO SOCIAL
Área que tem por objetivo a discussão sobre a Interação da Universidade com a Sociedade, envolvendo os seguintes temas: Universidade e Compromisso Social; Universidade e Desenvolvimento Regional; Universidade e Exercício da Cidadania; Transferência de Conhecimentos Científicos e Tecnológicos da Universidade para o Segmento Empresarial; Mecanismo de interface Universidade/Segmento Empresarial; Agentes de Cooperação: Fundações de apoio a pesquisa e a extensão, Escritórios de Transferências de Tecnologia; Ações das Agências de Inovação Tecnológica; e, Incubadoras de Base Científica e Tecnológica.